RESENHA: Cronicas da Fundação – Isaac Asimov

Crônicas da Fundação (Forward the Foundation) foi o último livro escrito por Asimov, que morreu em 6 de abril de 1992, aos 72 anos. Nele, passeamos por fatos importantes da vida de Hari Seldon, o grande criador da Psico-História; Começamos nos seus 30 anos, com o chamado do imperador para que ele se torne primeiro-ministro, passamos por todas as dificuldades enfrentadas por ele para seguir com o desenvolvimento da psico-história, até chegar por fim em sua morte, aos 81 anos, época onde finalmente conseguiu instituir a fundação.
O tema do envelhecimento está muito presente e me parece ser até o tema central da obra, já que se sabe que na época o próprio Asimov estava tendo problemas com sua idade e sua saúde. A degradação física que ocorre gradativamente com o  personagem, conhecido como um alter-ego de Asimov, seguem a tendencia do próprio Império Galáctico e de

s_mlb_v_o_f_176924317_1698_0Trantor e soam como um desabafo do próprio autor, que morreu pouco tempo depois de finalizar o livro. Algumas cenas de ação não fazem sentido, e parecerem ter sido inseridas no inicio da narrativa justamente para demonstrar a capacidade física de Seldon quando jovem e a falta que ela passou ser a partir da segunda metade de sua vida. O livro trás exatamente o que se espera de Asimov: tramas complexas, personagens incríveis, reviravoltas, e muito mais do universo da fundação. Com certeza não é um dos seus melhores livros, mas o autor não deixou a peteca cair em Crônicas da Fundação.

Vale a pena?

Apenas para aqueles que já leram os outros livros da série Fundação e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o império galáctico, Hari Seldon e a construção das duas fundações.
Advertisements

2 thoughts on “RESENHA: Cronicas da Fundação – Isaac Asimov

  1. Pingback: Balanço 2013: Lista de Livros Lidos | Livrismos

  2. Pingback: Balanço 2013: Melhores livros do Ano | Livrismos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s