Resenha: Crash – Uma breve história da economia – Alexandre Versignassi

         Você entende como funciona a inflação? Tem um pingo de noção que grande parte do dinheiro que circula em nossa economia nem existe no mundo real? Ou que o mercado especulativo de hoje é um reflexo do comércio de tulipas que ocorreu na holanda no século XVII – tinham algumas que valiam mais do que casas! – ? Ou que quando Sarney congelou os preços aqui no Brasil e piorou ainda mais a situação já tinha ocorrido algo muito parecido em Roma no século IV? Bem, Crash – Uma breve história da Economia pode te ensinar isso e muito mais.

          Com uma escrita leve e irreverente, o autor passar por alguns temas massantes e explica até alguns complicados jargões econômicos de modo simples, já que transporta todas essas situações para contextos do nosso dia-a-dia. O livro se inicia no nascimento das moedas de troca – como o sal, os metais preciosos e posteriormente o ouro -, passa por diversas insanidades políticas e comerciais e até por muitas das safadezas que ocorreram no meio do caminho. Chega até a criação da Companhia das índias – primeira empresa com “venda de ações”, e a posterior criação da bolsa de valores para negociar estas ações. Depois, chega a um tema mais atual sobre a adoção do dinheiro eletrônico, a multiplicação do dinheiro pelos bancos e é claro, as diversas bolhas especulativas, que colaboram e muito para compreender o cenário atual e a bolha mais recente de 2008.

“Dinheiro falso que movimenta um mercado financeiro insano, cheio de períodos de euforia e depressão. E foi justamente essa loucura que deu à luz o mundo mais rico de todos os tempos. O nosso mundo.”

Acredito que é interessante comentar que Alexandre também é Diretor-Chefe da Revista SuperInteressante, fator que provavelmente colaborou com a sua acessível forma de escrever. E que há bastante material para qualquer um compreender como o mercado funciona em sua superfície e discutir naquela roda de bar, com quem entende um bocado do assunto.

Vale a Pena?

Simplesmente é incrível quanta informação Alexandre consegue te passar sem que você perceba. Livro extremamente recomendado para qualquer pessoa que deseja aprender o básico de economia e não consegue se entender muito bem com livros muito técnicos.

Ficou Interessado? 

“SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, COMENTE OU SIGA-NOS NA PÁGINA DO FACEBOOKNO TWITTER OU PELO RSS!!
É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABER O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO!

Advertisements

2 thoughts on “Resenha: Crash – Uma breve história da economia – Alexandre Versignassi

  1. Pingback: Balanço 2013: Lista de Livros Lidos | Livrismos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s