Balanço 2013: Melhores livros do Ano

Como já comentei em alguns outros posts, entendo que um livro tem grande importância quando gera alguma mudança interna em mim. Existem grandes histórias que nos dão grande prazer por sua qualidade e profundidade – Um exemplo disto é a série “Cronicas de Gelo e Fogo” – mas que não agregam ou pelo menos não alteram nada em nosso modo de ver o mundo ou a forma como nos comportamos no dia-a-dia. Mesmo alguns livros de auto-ajuda são passíveis de passar batido pelo nossos filtros pessoais, enquanto algumas histórias de ficção podem acender algo dentro de nós, fazer-nos refletir ou levar a alterações que fazem a diferença em nossas vidas.

Abaixo, os livros que realmente mudaram algo em mim em 2013, listados sem ordem de importância:

1.Série Fundação – Isaac Asimov

fundacao

Entre o natal de 2012 e Janeiro de 2013, passei por 6 dos 7 volumes que constituem a série fundação de Asimov. Deixei de fora apenas o livro que narra o início das pesquisas de Hari Seldon no ramo da Psico-História – Nomeado aqui no Brasil de “Preludio à fundação”.  A única coisa que consigo comentar é que eu não conseguia parar de ler. A história é tão boa e se fecha tão bem, que a leitura de 6 volumes – alguns bastante espessos – pareceram ter passado em um piscar de olhos. Esse livro foi essencial para que começasse a ir mais fundo em outros títulos de ficção científica, que constituíram grande parte dos títulos que li neste ano.

Por onde começar?

Pela trilogia principal:

  • Fundação
  • Fundação e Império
  • Segunda Fundação

2.A Arte da não conformidade e A Startup de 100 doláres – Chris Guillebeau

130942-500-0

Também no final do ano passado, fui apresentado a Chris Guillebeau e seu livro “ A arte da não conformidade”. Eu, que já estava em um processo de “incômodo”, me senti inspirado e pressionado a realizar alguma mudança. O mesmo vale para o livro “A Startup de $100 doláres” que apresenta histórias de empreendedores que conseguiram viabilizar um produto ou serviço com um baixo valor de investimento. A sensação de “ você também consegue” e os dados reais me inspiraram também a iniciar diversos projetos.

3.UBIK – Philip K. Dick

ubik_frente_alta_1

Philip K. Dick foi uma das minha maiores descobertas este ano, E a obra que me apresentou ao autor foi UBIK. Ágil, filosófica e mais parecida com um roteiro de filme de ação, UBIK me fez querer mais e mais de Dick, que poderão ver, terá bastante espaço nas leituras de 2014. Adorei tanto Dick, que se tornou uma grande inspiração para meus próprios escritos.

4.O Homem sem Grana + 

Moneyless Manifesto – Mark Boyle

o-homem-sem-grana

A possibilidade de se viver extremamente alheio ao modelo econômico me parecia impossível. Especialmente se o plano fosse se manter conectado a internet para dividir a experiencia com milhares de outras pessoas. Mark Boyle é um inglês que com o seu manifesto grátis na internet (apenas em inglês)(colocar link)e seu livro “O Homem sem Grana” – Felizmente traduzido para o português – me mostrou que estava perdendo tempo demais pensando no dinheiro. Já possuímos tudo o que precisamos, é só nos darmos conta disto. Cheguei a quase re-ler cada um deles para absorver sua mensagem.

5.Chuck Palahniuk – Clube da Luta

imagem (1)

Apesar de ter assistido ao filme há algum tempo – e de já ter me esquecido de sua maior parte – decidi revisitar a obra de Palahniuk. Anárquica e extremamente direta, ela me chegou como um soco na cara do conformismo, da vida correta, linear e chata. Meu sentimento de “incomodo” também aumentou durante essa época, e é claro, me fez repensar um bocado sobre meu estilo de vida.

Na próxima semana, trarei a lista de livros que estão no radar para 2014 e mais algumas novidades que pretendo que ocorram aqui no blog. Até lá!


SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, COMENTE OU SIGA-NOS NA PÁGINA DO FACEBOOK, NO TWITTER OU PELO RSS!!
É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABER O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO!


3 thoughts on “Balanço 2013: Melhores livros do Ano

    • Amanda, obrigado! O legal é que não foi nada planejado. Os livros foram aparecendo e cada um foi levando a outros. Espero que você tenha um 2014 com muito livro bom também. Vou ficar de olho no que você anda lendo e postando e quem sabe alguma dica para o meu 2014 também aparece. Abraço!

Leave a Reply

