Resenha: Júpiter a Venda – Isaac Asimov

SINOPSE

O livro é uma coletânea de contos “Lado B” de Asimov escritos durante a época de 1950 até 1973.

COMENTÁRIOS

O que achei mais interessante nesse livro é que a cada história Asimov conta um pouco sobre o período que estava passando e sobre a história envolta naquele conto. Como eles estão também alinhados por ordem cronológica, dá para ter uma visão interessante de como fluiu a vida do autor. Apesar de este período ser o qual Asimov estava mais focado em livros de não ficção, ainda fico impressionado com a incrível quantidade de histórias ele era capaz de escrever a cada ano.

isaac-asimovA maioria dos contos, segundo o próprio Asimov, foram exemplares que não foram aceitos por nenhuma editora, que caíram no esquecimento ou em foram parar em pequenas impressões. Ele admite que alguns destes não são os seus melhores contos, mas que cada um tem seu valor.

Particularmente, gostei de vários contos da coletânea, tal como como “Uma Estátua Para Papai” que é uma engraça história sobre viagem no tempo ou “Os dedos do macaco” que conta a história de um macaco que escreve e completa histórias “perfeitamente”. Mesmo os contos mais fracos de Asimov são bastante divertidos de se ler.

4971651229_3b2ced61df_o

VALE A PENA?

Se você é fã de Asimov ou de Ficção Científica, vai curtir bastante saber um pouco mais sobre a vida do autor e de quebra conhecer alguns contos mais obscuros. Se está iniciando no tema de FC, acredito que vale mais a pena pegar alguma série mais conhecida, tal como FUNDAÇÃO ou alguma coletânea de contos mais conhecidos.

FICOU INTERESSADO?

Não há nenhuma edição nova a ser vendida atualmente, o livro só pode ser encontrado usado.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s