Lista de Leituras para 2014

2013 foi um ano com MUITOS livros. Com tempo de sobra para ler no ônibus, foram cerca de 37 títulos – tirando aqueles que não consegui completar.  Se estiver interessado, montei uma lista dos livros de 2013 e uma análise dos meus melhores livros do ano.   Infelizmente, o ano de 2014 começou devagar. Muito trabalho, alguns títulos que não me prenderam muito e é claro a falta do tempo livre que tinha durante minha viagem diária até o trabalho foram grande  influenciadores . Outro ponto importante foi que me esqueci dos títulos que andava interessado e acabei lendo o que tinha na mão. Decidi então montar uma lista dos livros que ando de olho, colocar meus comentários  e dividir com vocês como anda meu progresso. Vou atualizar constantemente este post até o final do ano. Espero que vocês gostem das indicações!

Neil Gaiman

  • O Oceano no Fim do Caminho – LIDO

Ví muitas resenhas boas deste livro e decidi topar o desafio, justamente para fugir um pouco do meu padrão de ficção científica. Gostei do resultado e estou acabando uma resenha nos próximos dias.  

Margaret Atwood

  • Crex e Orix (Reler – lido pela primeira vez em 2008)

Li esse livro sem ter idéia de que se tratava de uma ótima ficção científica. Lembro de ter “devorado” a história do homem das neves. Com o lançamento de MaddAddam e uma boa crítica sobre o livro, fiquei interessado em retomar essa leitura.

  • O Ano do Dilúvio  & MaddAddam

Continuação da trilogia que teve início em Crex e Orix. Continuar vai depender muito de como Crex e Orix se sairá em sua releitura. Espero que bem!

Philip K. Dick

Philip K. Dick foi um dos autores que mais me chamou a atenção no último ano,  seja pela forma das suas narrativas – que tem um toque de ação e suspense- ou pelo lado de ficção científica das obras – que vão fundo em universos complexos. Pretendo seguir lendo as principais e até algumas mais obscuras obras do autor.

  • Fluam minhas lágrimas, disse o Policial
  • A invasão divina

 

  • Os Três Estigmas de Palmer Eldritch – LIDO

Comecei o ano com Os Três Estigmas de Palmer Eldritch. Apesar do preço salgado de um livro novo (R$46,00), não resisti a esta história que estava me chamando a tanto tempo. Vocês podem encontrar a resenha completa clicando aqui.

  • Now Wait for Last Year

 

  • VALIS

 

  • O Pagamento – LIDO

Encontrei este livro por acaso na FNAC. Uma edição mais antiga e bem barata ( Pegadinha do destino isso ai) e puxa, é incrível! O livro é constituído de 12 contos do Dick, sendo o primeiro deles nomeado de O Pagamento, que também já virou filme. Leitura muito rápida e gostosa, tirando os temas super atuais. Dick já fala de obsolescência programada em 1955!

Arthur C. CLarke

  • As Canções da Terra Distante
  • Encontro com Rama – LENDO
  • 2001: Odisséia no Espaço

Apesar de ter começado o filme e não ter conseguido chegar até o final, fiquei extremamente interessado em conhecer a história que o originou e é claro, ir atrás das sequencias, que parecem bem interessante também.

Hermann Hesse

  • Sidarta ( Reler)

Sidarta,como a maioria dos livros de Hesse,  é bastante para minha formação como ser humano. Como recentemente revisitei outros livros do autor – como O Lobo da Estepe e Demian – o próximo passo é re-ler Sidarta. Estou ansioso para enxergar as diferenças.

Chris Anderson

  • Makers: The new industrial revolution

Apesar de alguns reviews revelarem que o livro é um pouco tendencioso – visto que o próprio Chris tem relação com este tipo de empresas – eu fiquei bem animado com o tema. Experiencias anteriores com o autor me mostram que suas ideias são ótimas, mas que seus livros poderiam ser bem menores. Vou provavelmente dar uma olhada no contexto geral e nos capítulos mais interessantes.

Henry David Thoreau 

  • Walden / A vida nos bosques
10 thoughts on “Lista de Leituras para 2014

  1. Me identifiquei muito. Ano passado nessa época já tinha lido mais de 20 livros e esse ano to devagar quase parando :/ Fluam é bem legal!! Já leu o homem do castelo alto dele?? Ótimo também!

    • Isa, tudo bem?
      Que pena que você também está devagar, mas ainda podemos reverter a situação! hahahaha.
      Já li o homem do castelo alto sim, e poxa… é incrível. Minha cabeça explodiu no final. Até agora não tem nada do K. Dick que eu não tenha gostado. Estou louco para ler o fluam minhas lágrimas disse o policial, mas tenho outros na frente e sou mão de vaca, hauahahah!
      Não sei se você já leu, mas UBIK do k.dick também é incrível! Tem O Fim da Eternidade do Asimov e O fim da Infância do Arthuc C. Clarke que são muito bons. Se não tiver lido algum deles, dá uma olhada… quem sabe dá um animo!
      Abraço!

      • Ubik eu li sim!! Ameiiii!!! É engraçado como é muito louco e mesmo assim a gente imagina que um dia possa acontecer, né? Vou comprar esses outros dois que você disse… Esse tipo de livro é melhor de ler nessa fase lesada que eu to.. :)) valeu pelas dicas!!

  2. Tem sido um ano muito difícil para mim este, trabalhando o dia inteiro, com um monte de coisa de fim de faculdade pra fazer – uma tristeza, em termos literários! Tenho lido livros curtos o maior par das vezes, mas nada que se compare a um ano de 2012 que, como você, tive tempo de sobra para ler em ônibus e estraçalhei uma boa variedade de títulos. Do meio do ano passado pra cá, tenho sofrido desse “marasmo” e isso muito me irrita, porque atrapalha a minha própria vontade de ler. É tipo assim: quanto menos você lê, menos vontade você tem de ler! Já tenho uns quatro ou cinco livros em casa pra ler e quero comprar mais, mas… tempo, cadê você?! haha Abraço!

    PS: Estou aguardando a resenha de “O Oceano no Fim do Caminho”!

  3. Ano passado consegui ler mais de 70 livros, a maioria ebooks e o ereader – tenho um Kindle – foi o que catapultou minhas leituras. Isso também me fez comprar menos livros, me fazendo comprar aqueles que eu realmente queria. Por isso me decepcionei pouco, pois se eu não gostasse do livro não ficava com dor no coração por largar a leitura e pegar outro. rs 🙂

    • Mameha, o incrível é que o Kindle aumentou o número de livros que comecei, mas dimiuiu os que terminei. Aquela função de “Quantas horas faltam para acabar o livro” me fez repensar bastante alguns livros que não estavam agregando muito, ou que estavam arrastados e que ainda faltavam umas 8 horas para acabar. Outro ponto interessante é que com o ebook também consigo ir direto para o livro que quero com alguns cliques, facilitando minha vida.
      Por fim, poxa vida! 70 livros é muita coisa! HAHAHAH, parabéns!

      • Poxa, essa função de quantas horas restam pra acabar o livro o meu Kindle não tem. 😛 Vai ver foi por isso que eu conseguir terminar quase todos.

        Digo quase todos porque eu realmente abandonei alguns, sabe? Narrativa chata ou qualquer coisa do tipo, mas percebi que é muito mais fácil desapegar de leituras no Kindle do que no livro físico. Afinal, com o livro impresso você fica olhando para a lombada triste do livro, ele te chama e vc fica com aquela dor no coração. rs

  4. Também comprei o “Fluam minhas lágrimas” recentemente. Comecei este ano a ler os livros do Dick com Ubik e gostei bastante e me levou a ir conhecendo outros livros. Até então também gostei de tudo que li dele.

  5. Cara, uma pena que não terminasse de assistir o filme 2001 – livro e filme conversam de uma forma muito interessante. É meu livro/filme favorito! Embora haja algumas diferenças entre as histórias, o livro tava várias lacunas que o Kubrick deixou propositalmente no filme. Já a sequência cinematográfica, 2010: O Ano Em Que Faremos Contato, é datado demais e eu não curti.
    Eu te aconselharia a leitura das sequências de 2001, mas tenho certeza que, após ler o primeiro, vais correr atrás dos demais! É incrível o universo que o Clarke consegue construir nos mil anos entre o primeiro e o quarto livros. Recomendo muito!

Leave a Reply

