Resenha: Noturno – Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan

SINOPSE

Um pouso forçado no aeroporto JFK ocorre de maneira bastante suspeita. Ocupando toda a pista, o avião tem as janelas estilhaçadas e mantém as luzes apagadas. Após inúmeras tentativas de contato, nenhuma resposta obtida. Estão todos mortos. Algum tipo de infecção parece ser a única razão para todas as mortes.

Ephraim, um virologista, é chamado para lidar com o caso. Investigando mais a fundo, encontra estranhas funções genéticas nos passageiros da aeronave, além de um estranho caixão, preenchido de terra, embarcado junto com todas as outras bagagens.

Paralelamente, estranhos ataques começam a ocorrer em diversos pontos da cidade. Desesperado, e com a resposta em mãos, Ephraim corre para tentar avisar a população.

Algo parece estar muito errado, mas ninguém deseja ouvir.

COMENTÁRIOS

Fui apresentado ao livro por um amigo e decidi que era hora de dar uma chance para os vampiros, estes seres que atualmente andam sendo difamados por alguns de seus colegas de raça que brilham no sol e baseiam suas vidas em alguns romances esquisitos – vide DIVERSAS séries de livros, seriados e filmes que circulam por ai – Somado a isso, há o fato de que o nome de Guilhermo del Toro impressionou.

Posso resumir minhas experiencia com o livro em 2 palavras: foi divertido!

Como sou um bocado cético e me sinto incomodado com algumas horríveis explicações que são dadas em tramas extraordinárias, esse livro caiu como uma luva.

Noturno - Guilhermo del Toro

Ele só quer um beijinho…

Aqui, os vampiros são considerados como parasitas que habitam a garganta e se utilizam do corpo do hospedeiro para auxiliar em sua alimentação, e existem descrições bastante completas e complexas sobre como funciona todo esse sistema.

Se isso faz sentido no mundo real, eu não sei, mas eles me convenceram bem. Nada de clãs milenares, monstros egocêntricos e disputas mesquinhas. Eles são tratados como uma praga tentando se reproduzir e sobreviver acima de tudo.

Outro ponto interessante é a forma como a população lida com esta ameaça. A descrença e o posterior desespero de uma cidade que se vê sendo atacada por um inimigo invisível é o ponto chave para que o cenário se transforme em um desastre.Noturno - Guilhermo Del Toro
Por fim, achei bem interessante que o livro se passe pela visão de diversos personagens – alguns importantes e outros nem tanto. Este este fator, somado ao andamento da narrativa, nos dão uma sensação de que o livro pode ser transformado em um filme sem que ocorra muitas adaptações no roteiro. Infelizmente, senti que os personagem são um tanto quanto clichê, e por vezes até enchem o saco com sua construção bem superficial.

VALE A PENA?

Noturno é um livro para se divertir. Não vejo nada de inovador ou incrível em seu roteiro, apenas uma visão um pouco mais realista do que seria uma invasão de vampiros nos Estados Unidos. É bastante dinâmico e caricaturado. Incrível para quem aqueles que adoram livros de suspense e vampiros de forma descompromissada

Vale a pena para dar uma relaxada.

Ficou Interessado?

Editora: Rocco
ISBN: 9788532524638
Ano: 2009
Páginas: 464
Tradutor: Sérgio Moraes Rego, Paulo Reis
Onde Comprar? – Ache o Melhor Preço! 

 


 

SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, COMENTE OU SIGA-NOS NA PÁGINA DO FACEBOOK, NO TWITTER OU PELO RSS!!
É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABER O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO!


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s