Guia de Ficção Científica Parte 1 – Para Começar Bem

Não quero fazer aqui um guia super conceitual sobre a complexa história da Ficção Científica e todas as suas definições e ramos e baboseiras. Não é para ser uma tese, nem um guia definitivo.

Minha intenção em começar este guia é, em primeiro momento, tornar acessível este tipo de literatura para aqueles que se interessarem. E como, para isso, terei de dar uma estudada no assunto, vou acabar aprendendo e descobrindo bastante coisas.

Vamos para o que importa:

O QUE É FICÇÃO CIENTÍFICA?

Se eu tivesse de resumir ficção científica em poucas palavras para uma pessoa idiota, eu diria:  Ah, é igual Guerra nas Estrelas.

Essa é uma resposta boa para não ficarem te importunando, mas a verdade é que ficção científica é muito mais do que um monte de robôs e naves atirando contra si enquanto se discute politica com espadas de neon….mas tem bastante disso.

isaac-asimovIsaac Asimov, um dos grandes expoentes do estilo, definiu-o em 1975:

“Ficção Cientifica pode ser definida como um ramo da literatura que trata da reação dos seres humanos frente a mudanças científicas e tecnológicas”

Sabendo disso, podemos alegar que guerra nas estrelas é simplesmente uma questão sobre: o que aconteceria se a humanidade chegasse à um nível de tecnologia onde é possível viajar para outros planetas?

E se além de viajarmos para outros planetas, conseguíssemos construir uma máquina do tempo? Ou inventar uma vitamina que aumentasse nosso crescimento, ou até mesmo inventar uma tecnologia que nos torne capaz de entrar em contato com outros seres do universo, ou eles conosco? O que ocorreria? 

Bem, é isso que a ficção científica é, uma grande especulação sobre o que pode ocorrer ou o que poderia ter ocorrido frente a novas mudanças científicas ou tecnológicas. 

ADENDO: O blog Hoje é um Bom Dia tem uma boa argumentação sobre como Guerra nas Estrelas não se enquadra na Ficção Científica, mas tudo bem, continua funcionando para explicar para os idiotas. (indicado por Bárbara Prince do blog Sem Serifa)

MAS NÃO É IGUAL À FANTASIA?

As vezes surgem dúvidas sobre o que é enquadrado como fantasia e o que deve ser ficção científica. O limiar entre os dois temas é complicado, mas a verdade é que nem vale discutir sobre isso, porque o que importa mesmo é ler e aproveitar.

Arthur C. Clarke, outro grande escritor de FC, tem uma frase que gosto muito e que explica essa diferença:

A Ficção Científica é algo que PODE ocorrer – mas que você provavelmente não desejará que acorra. Já a fantasia é algo que NÃO PODE ocorrer – mas que você acaba desejando que aconteça.”

Ou seja, Ficção Científica tem bases tecnológicas e científicas, ou pelo menos tenta ter. 

Se em um livro de FC você encontrar um dragão, provavelmente existirá uma longa explicação sobre o porque da existência dele. Em um livro de Fantasia, não.

 

PORQUE É TÃO INTERESSANTE?

FC é foda. Porque?

Porque cada livro parece um pequeno experimento, um “e se acontecer isso?” quase sempre profundos e ligados à psique humana.

Se tivéssemos que ir povoar marte, tal como no livro de Ray Bradbury, Crônicas Marcianas, como iríamos agir? Seria muito diferente de quando os Estados Unidos foi colonizado, ou quando os Portugueses e Espanhóis invadiram o continente americano?

E será que ao nos expandirmos pela galáxia, nosso império seguiria novos caminhos para o bem comum ou tomaria as mesas decisões errôneas do Império Romano? A Fundação, de Isaac Asimov está aqui para responder isto.

Os autores também pegam pequenos conceitos, pequenas ações, padrões, tipos de pensamento muito comuns em nosso dia-a-dia e os colocam em primeiro plano para se questionar se isso realmente faz sentido.

 

 

POR ONDE COMEÇAR? 

Durante todo a explicação acima eu usei alguns livros como exemplo, bem como autores bastante conhecidos. Se você se interessou por esse estilo de  vim citando alguns livros que não só me marcaram como são clássicos do gênero.

 

 fundacao1. Série Fundação – Isaac Asimov

“O Império Galático possui 12 mil anos. E possui grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E, no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a conseqüente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia da Fundação.”

Resenha Completa | Onde Comprar

 

a-maquina-do-tempo-hg-wells2. A Máquina do Tempo – H.G.Wells

“A Máquina do Tempo é a mais espantosa das invenções, capaz de levar seu criador a uma viagem surpreendente através de milhares de anos de transformações sobre a Terra.

Novos seres ocupando a superfície e as entranhas do planeta, vivendo numa incrível civilização do futuro, onde a luta pela vida é implacável. O final dos tempos e a agonia do sistema solar com o colapso de nossa estrela, prestes a explodir.

Uma história de aventura e emoções inimagináveis, esta obra também é uma reflexão sobre os valores de nossa sociedade e sobre o mundo que construímos hoje.”

Resenha Completa | Onde Comprar

 

O-Fim-da-Infancia-Capa3. O Fim da Infância – Arthur C. Clarke

“Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo. Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.”

Resenha Completa | Onde Comprar

 

O QUE VEM DEPOIS? 

Espero que vocês escolham e leiam um dos livros acima  – ou se possível todos – e iniciem essa incrível jornada pela FC. No próximo post vou introduzir os diversos segmentos de FC e indicar uma obra para cada uma delas.

Até a Próxima!!

 


SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO, COMENTE OU SIGA-NOS NA PÁGINA DO FACEBOOK, NO TWITTER OU PELO RSS!!
É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABER O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO!


Advertisements

11 thoughts on “Guia de Ficção Científica Parte 1 – Para Começar Bem

    • Breno, tudo bem?
      Nas próximas partes do guia estou planejando entrar a fundo em cada sub-gênero de FC. Provavelmente haverão vários livros indicados para você – e eu também – nos aprofundarmos cada vez mais!

  1. Que ideia legal esse post! Gostei bastante, e também das indicações, que ainda não li, mas pretendo.
    Um dia desses eu li em algum blog uma teoria de que Star Wars na realidade é fantasia, e não ficção científica. Entre as justificativas que ele usava estavam a falta de explicações científicas e de uma reflexão sobre as consequências da ciência para os seres humanos. Eu achei bem coerente a argumentação, então, se alguém bem noob me perguntasse o que é FC, eu diria “ah, é que nem Star Trek”.
    Aliás, achei o link desse post que mencionei, caso interesse: http://hbdia.com/cinema/por-que-star-wars-nao-e-ficcao-cientifica/

    Aguardo o próximo post do guia. 🙂
    http://blogsemserifa.wordpress.com

    • Bárbara, tudo bem??
      Que bom que gostou do post! Tentei deixá-lo bastante conciso para não perder o fio da meada.
      E Aliás gostei tanto da sua argumentação que vou adicioná-la ao post!

  2. Destes livros eu li O Fim da Infância e é simplesmente fantástico explodidor de mentes. Arthur C. Clarke foi brilhante e a história prende do começo ao fim. Nunca li nada de H. G. Wells e não posso opinar. Mas, MAS, o primeiro livro, A Fundação, alardeada como a maior das maiores obras de FC, não me atraiu nem um pouco. A história se desenrola toda por diálogos, mas o enredo em si não me deixou com vontade de ler mais, tanto é que parei no primeiro livro. Tive a impressão que tudo era muito burocrático, parado…

  3. Destes três, o que não li foi a Fundação. Aliás, ainda não li nada do Asimov.
    Pretendo ler algum livro dele antes de começar esta série. Teria alguma sugestão para iniciar na obra dele?

  4. Olá. Eu li a trilogia do Sprawl, (vc deve conhecer mas caso algum leitor não saiba etou falando de ”Neuromancer” ”Count Zero” e ”Monalisa Overdrive”) do William Gibson e estou pensando em fazer uma resenha á quatro mãos. Topas? Na verdade a ambientação o primeiro uso do termo ”Matrix” achei interessante mas não considero muito bem escrito 😛

    • Flavio, topo sim! Até o momento só li o neuromancer, mas podemos conversar. Mande seu email através do comentário que eu deixo ele em standby para não aparecer e te retorno para batermos um papo!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s