Blade Runner|Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

A Guerra Mundial Terminus deixou o planeta em pedaços. Pedaços minúsculos e radioativos – causados pelas bombas atômicas usadas na guerra – formam uma camada de poeira que cai constantemente sobre o planeta. Esta camada, não só matou uma grande porcentagem da vida na terra como tornou necessário a migração da raça para Marte.


androides-sonham-com-ovelhas-eletricasPara ajudar os viajantes, um plano de incentivo foi criado para esses imigrantes: Cada um que desejar imigrar recebe um androide para realizar todo o trabalho duro interplanetário.

Para os que ficaram, a vida não é fácil. Protetores de chumbo contra a radiotivadade são necessário a todo momento, principalmente os protetores genitais, que diminuem o risco de esterilidade.

Neste mundo ainda aos pedaços, Rick Deckard, um caçador de recompensas, sofre ao ter de trocar sua amada ovelha – recentemente falecida – por um animal mecânico, um sinal de que sua situação financeira não é das melhores.

Felizmente, um emprego bastante rentável aparece para ele: matar um grupo de androides fugitivos.

CONSIDERAÇÕES

Conviver com toda a pressão entre tornar-se um especial – forma como são chamados aqueles que são afetados pela radiotividade e que padecem de suas funções corporais e mentais – associado com a solidão existente em um planeta devastado e quase deserto – e é daqui que vem toda a reverência pela vida e pelos animais – se tornaram um sofrimento além da conta para os humanos que ficaram por aqui.

Para conta disso, foram criados alguns sistemas para preservar a sanidade de todos. O gerador / regulador de sentimentos, demonstrado logo no começo do livro, torna possível escolher qualquer sentimento que se deseje ao apertar de um botão. O Buddy Amigão é o entreternimento de massa que apazigua o sofrimento do dia-a-dia, preenchendo a todo momento. E o Mercerismo, serve para transformar a solidão de viver em uma experiencia única de comunhão, possibilitando que os humanos restantes se comuniquem com outros, agora tão distantes.

Todos esses sistemas e convenções são um pano de fundo consistente para a aventura de Rick, já que todas as suas motivações são embasadas nelas. Acredito que grande parte do sucesso do livro são as consistências das decisões, vontades e dilemas enfrentados pelo protagonista.

blade-runner-art-by-deimos-remus

O FILME

É curioso como no filme as motivações de Rick são diferentes a ponto de não serem necessários todos estes artifícios (animais, Buddy Amigão e Mercer) para que a história seja coesa.

Como já comentei em outros posts, o filme Blade Runner possui um visual muito mais ligado com o livro Neuromancer de William Gibson do que o próprio livro de K. Dick, que ao meu ver tem um clima do jogo “Fallout”.

 

PASSAGENS INTERESSANTES

“- Você está falando dos velhos livros?”
“- Histórias escritas antes da viagem espacial mas que falavam de viagem espacial!””
“- Como alguem poderia ter escrito histórias sobre viagem espacial antes que….”
“- Os escritores – Pris Disse – “eles deram um jeito”

“Em seu console, ele digitou 594: prazeroso reconhecimento da sabedoria superior de seu marido em todos os assuntos”


VALE A PENA? 

Simplesmente incrível. Esse é um livro bastante com bastante ação – perfeito para aqueles que estão começando com Ficção Científica – bem como possui uma história cheia de detalhes.

Se você já conhece Blade Runner, irá se surpreender com o livro, que tem uma história e um desfecho totalmente diferente. Se ainda não conhece, corre agora para comprar ou pegar emprestado qualquer um das duas mídias!!

 FICOU INTERESSADO?

Compre Aqui 3
Advertisements

3 thoughts on “Blade Runner|Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s